sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

FCX: Ano Novo, escândalos costumeiros...


Mais um escândalo na FEDERAÇÃO CEARENSE DE XADREZ


No período entre 16 e 17 de janeiro foi jogado o Campeonato Cearense Feminino de Xadrez 2009. Seria um evento inesquecível pois pela primeira vez na história do estado do Ceará o evento valeria Rating CBX e os PGNs seriam publicados nos sites das instituições parceiras.

A AME (Associação das Mulheres Enxadristas) juntamente com a AEEC (Associação dos Enxadristas do Estado do Ceará ) fizeram, inclusive, uma campanha intitulada “ADOTE UMA ENXADRISTA” que consistia no patrocínio de alguns enxadristas do estado que ajudaram no pagamento da taxa CBX de nossas atletas para que ninguém ficasse sem jogar. No total, inscrevemos 16 atletas na competição e todas elas pagaram o cadastro CBX 2010.

Tudo bem até aí, seria uma festa linda, inesquecível como já foi dito antes, porém, apenas seria...

Vamos por partes:

Fortaleza, 16 de janeiro de 2010
- O campeonato Cearense de Xadrez Feminino 2009 tem inicio com a inscrição de Dezesseis mulheres que pagaram o cadastro CBX à Federação Cearense de Xadrez.
- A CBX na época estava reformulando seu site estando, portanto indisponível a emissão do boleto àquele momento. A FCX então, assumiu a incumbência de repassar o dinheiro pra entidade maior, tão logo fosse disponibilizado o link específico.

Fortaleza, 28 de janeiro
- Finalmente, a CBX disponibilizou o link para o pagamento das taxas.
- O próprio presidente da FCX, Fernando Alves Lessa, pagou a sua taxa no dia 28 de janeiro, mostrando que tinha conhecimento da liberação do link.

Acompanhando a história:

O problema todo está no fato de que, até o presente momento (fim de fevereiro) não foi depositado o dinheiro pago pelas mulheres para jogarem o torneio, conforme pode ser observado no site da CBX. Além do que, no website da entidade maior, consta que o torneio não vale Rating CBX e que existem pendências a serem resolvidas.


A ASSOCIAÇÃO DAS MULHERES ENXADRISTAS exige da FCX que tome providências no sentido de enviar imediatamente os valores pagos pelas meninas, com muito sacrifício, e de resolver as pendências com a CBX. Pois, se houve um esforço em realizar esse pagamento, era porque a nossa entidade tinha planos para que as atletas cearenses jogassem torneios CBX que já iniciaram a todo vapor e nós estamos de mãos atadas visto que só é possível participar dos mesmos se a taxa de anuidade da CBX estiver devidamente quitada.

A AEEC está nos apoiando nesta causa pois, como Associações Idôneas que lutam pelo desenvolvimento do xadrez feminino em nosso estado, temos o dever e o direito de representar as meninas que pagaram a taxa e agora se sentem lesadas pela federação.

Estamos acompanhando o caso de perto, acessando todos os dias o site da CBX, para ver se as taxas foram pagas e acionaremos, se preciso, o Ministério Público Estadual, contra a entidade e os seus dirigentes.

Mesmo que o problema seja resolvido (e esperamos que seja logo), fica o alerta para os jogadores: quando for pagar a taxa CBX, dê preferência ao pagamento direto para a entidade nacional, sem passar pela FCX, pois já estão vendo o que acontece quando a entidade estadual recebe.

Segundo o vice-presidente da entidade (professor Ari Maia), em encontro no último dia 20 de fevereiro com o presidente da FCX Sr. Fernando Alves Lessa no dia da abertura do Intermunicipal, foi perguntado sobre o pagamento das taxas e obtendo como resposta que o mesmo ainda não havia depositado o dinheiro mas que nessa semana (22/2 a 26/2) iria fazer o depósito e que os recursos já estavam disponíveis (é claro, as meninas já pagaram, né!).
Só estamos tornando público o problema, porque até agora não tem pagamento nenhum registrado no website da CBX.

Assim que o pagamento for registrado, informaremos em nosso Blog.

Pedimos ao Presidente da FCX que cumpra suas palavras costumeiras:
REGISTRE-SE, PUBLIQUE-SE E CUMPRA-SE!!!

Amanda Lima
PRESIDENTA DA ASSOCIAÇÃO DAS MULHERES ENXADRISTAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário