segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Aline Fialho conquista o 10º Lugar em Poços de Caldas







Olimpíadas Escolares 2009, Poços de Caldas - MG - Encerramento !!!

Poços de Caldas - O brasiliense Victor Shumyatsky, do Colégio Militar de Brasília, e a catarinense Angélica Roberta Passold, do Colégio Bom Jesus Santo Antônio venceram neste domingo, dia 13, o torneio de xadrez das Olimpíadas Escolares 2009, no CENACON, em Poços de Caldas (MG). Na última rodada Victor venceu o catarinense Bruno Lucci, enquanto Angélica derrotou a sul-mato-grossense Susana Boschetti.

Aos 13 anos, Victor conquistou o seu segundo título das Olimpíadas Escolares. Ele encerrou a competição com 4,5 pontos, mesma pontuação do medalhista de prata Henrique Nemeth, da Sociedade Educativa Positivo, do Paraná. Felipe Borges Cristino, do Colégio Salesiano Dom Bosco (MS), totalizou 4 pontos e ficou com a medalha de bronze.

"Não dei sorte", disse Henrique, que perdeu o título no último critério de desempate. Fã do soviético Mikhail Tal, campeão mundial em 1960 e 1961 e conhecido pelo seu estilo ofensivo de jogo, Henrique está com 14 anos e dedica-se ao xadrez de competição desde os 7.

No torneio feminino, a campeã Angélica já colhe os frutos do esporte. Ela tem bolsa de 50% no colégio, treina quase todos os dias, pretende fazer pediatria, mas ainda não deixou o lado menina de lado. "Foi uma competição excepcional. Fui ao Cristo, comprei chocolate, muitos doces e um sabonete especial para a minha mãe", disse a jovem de 14 anos, que adora matemática.

Na torcida por Angélica estava a sua técnica, Regina Ribeiro, de 47 anos, que dá aulas de xadrez há 30 anos. Ela coordena uma equipe feminina de xadrez de Blumenau, já apelidada de Bluluzinhas. "Mantemos forte hegemonia no estado", disse, antes de falar sobre a competição disputada em poços de Caldas. "A competição está a cada ano mais forte e a tendência é melhorar cada vez mais".

Angélica conquistou o título com 4,5 pontos. Isabela Yamamoto, do Centro Educacional Objetivo (SP) ficou com a medalha de prata, com 4 pontos, mesma pontuação de Clara Cristine Sousa, do Colégio Geo Petrolina (PE), que completou o pódio.

O torneio de xadrez das Olimpíadas Escolares foi disputado em cinco rodadas, no sistema suíço, com 61 minutos para cada jogador. A competição contou com 23 enxadristas tanto no masculino quanto no feminino. Apesar da pouca idade, dos 23 meninos nada menos do que dez são ranqueados pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e três pela Federação Internacional (FIDE). Victor Shumyatsky, por exemplo, tem rating de 2.214 pontos. No feminino, sete meninas têm ranking na CBX.

As Olimpíadas Escolares 2009 são fruto de uma parceria do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) com o Ministério do Esporte, com o apoio das Organizações Globo e a participação da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas (MG).

Resultado Final, aqui.

Fotos das rodadas, aqui.

Site Oficial, aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário