terça-feira, 22 de setembro de 2009
Cearense se classifica para Campeonatos Mundial e Pan-Americano
A atual campeã cearense sub-20, Amanda Lima dos Santos, é a grande esperança do Ceará
Promessa do xadrez no Estado, a enxadrista Amanda Lima dos Santos conseguiu um feito inédito para o Ceará no esporte. Depois de terminar o Campeonato Brasileiro Juvenil de Xadrez em 13º lugar, a jovem obteve indice para as disputas dos Campeonatos Mundial e Pan-Americano, respectivamente na Argentina e no Uruguai, em outubro.
Depois da disputa do Campeonato Brasileiro Juvenil de Xadrez, para o qual Amanda viajou com apoio da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte)a cearense impressionou com seu potencial, mesmo acabando em 13º lugar. A competição disputada em Guarapari, Espírito Santo, entre os dias 4 e 7 de setembro, contava com olheiros da, que pinçavam os maiores talentos.
Atual campeã cearense sub-20, Amanda tem um histórico de domínio no xadrez no Estado. “Cheguei a ir para campeonatos e não dizer meu nome, porque se eu dissesse algumas pessoas não queriam mais jogar”, lembra. O domínio é tanto, que Amanda chegou a conquistar torneios mistos, mesmo disputando com enxadristas homens, fato raro no xadrez.
Agora, Amanda tem a chance de deixar sua marca na história como a primeira representante cearense internacional. Aproveitando os seus mais de nove anos no xadrez, a meta é mostrar que não é apenas acaso mas que ela pode ser figura carimbada em competições no mundo todo.
O Campeonato Pan-Americano se inicia dia 6 de outubro em Montividéu (Uruguai). Já o Mundial começa dia 21 de outubro, em Mar del Plata (Argentina).
Mais informações:
Lisiane Linhares
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará
(85) 3101.4415 / (85) 8732.1976
www.esporte.ce.gov.br
segunda-feira, 14 de setembro de 2009
Top 10 FIDE - Feminino do Brasil!
Aline Fialho conquista o 10º Lugar em Poços de Caldas
Olimpíadas Escolares 2009, Poços de Caldas - MG - Encerramento !!!
Poços de Caldas - O brasiliense Victor Shumyatsky, do Colégio Militar de Brasília, e a catarinense Angélica Roberta Passold, do Colégio Bom Jesus Santo Antônio venceram neste domingo, dia 13, o torneio de xadrez das Olimpíadas Escolares 2009, no CENACON, em Poços de Caldas (MG). Na última rodada Victor venceu o catarinense Bruno Lucci, enquanto Angélica derrotou a sul-mato-grossense Susana Boschetti.
Aos 13 anos, Victor conquistou o seu segundo título das Olimpíadas Escolares. Ele encerrou a competição com 4,5 pontos, mesma pontuação do medalhista de prata Henrique Nemeth, da Sociedade Educativa Positivo, do Paraná. Felipe Borges Cristino, do Colégio Salesiano Dom Bosco (MS), totalizou 4 pontos e ficou com a medalha de bronze.
"Não dei sorte", disse Henrique, que perdeu o título no último critério de desempate. Fã do soviético Mikhail Tal, campeão mundial em 1960 e 1961 e conhecido pelo seu estilo ofensivo de jogo, Henrique está com 14 anos e dedica-se ao xadrez de competição desde os 7.
No torneio feminino, a campeã Angélica já colhe os frutos do esporte. Ela tem bolsa de 50% no colégio, treina quase todos os dias, pretende fazer pediatria, mas ainda não deixou o lado menina de lado. "Foi uma competição excepcional. Fui ao Cristo, comprei chocolate, muitos doces e um sabonete especial para a minha mãe", disse a jovem de 14 anos, que adora matemática.
Na torcida por Angélica estava a sua técnica, Regina Ribeiro, de 47 anos, que dá aulas de xadrez há 30 anos. Ela coordena uma equipe feminina de xadrez de Blumenau, já apelidada de Bluluzinhas. "Mantemos forte hegemonia no estado", disse, antes de falar sobre a competição disputada em poços de Caldas. "A competição está a cada ano mais forte e a tendência é melhorar cada vez mais".
Angélica conquistou o título com 4,5 pontos. Isabela Yamamoto, do Centro Educacional Objetivo (SP) ficou com a medalha de prata, com 4 pontos, mesma pontuação de Clara Cristine Sousa, do Colégio Geo Petrolina (PE), que completou o pódio.
O torneio de xadrez das Olimpíadas Escolares foi disputado em cinco rodadas, no sistema suíço, com 61 minutos para cada jogador. A competição contou com 23 enxadristas tanto no masculino quanto no feminino. Apesar da pouca idade, dos 23 meninos nada menos do que dez são ranqueados pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e três pela Federação Internacional (FIDE). Victor Shumyatsky, por exemplo, tem rating de 2.214 pontos. No feminino, sete meninas têm ranking na CBX.
As Olimpíadas Escolares 2009 são fruto de uma parceria do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) com o Ministério do Esporte, com o apoio das Organizações Globo e a participação da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas (MG).
Resultado Final, aqui.
Fotos das rodadas, aqui.
Site Oficial, aqui.
Amanda Lima é mais uma vez representante cearense em evento nacional!
A WMF Amanda Marques Pereira (foto) venceu no último final de semana 04 a 07/09 o Campeonato Brasileiro Juvenil realizado em Guarapari-SP. Em 2º lugar ficou Janine Martinez e Ana Paula de Oliveira ficou em 3º lugar.
O Ceará foi representado mais uma vez pela enxadrista Amanda Lima que ficou em 13º Lugar com 3 pts em 7. Amanda foi a única representante do nordeste a jogar o evento.
Confira a classificação final aqui. Parabéns meninas!!
Olimpíadas Universitárias: FORTALEZA é SEDE!!!
Terminou nesse domingo,22/ago, em Fortaleza, os Jogos Universitários Brasileiros - JUB'S.
No feminino, Yane Freitas(Unifor) foi a nossa melhor classificada (13ª), com 4 pontos. Francisca Rejane (IFET) ficou na 23ª colocação com 3 pontos e Juliana Marques (UVA) foi a 26ª com 2,5 pontos. São Paulo levou a melhor com Janine Martinez, da Unip, com 6 pontos. Ao todo competiram 43 homens e 31 mulheres. A competição apresenta um ótimo nível, com a presença de 3 Mestres Internacionais entre os homens e 23 jogadores com pontuação FIDE, sendo 18 entre os homens e 5 entre as mulheres.
No time masculino do Ceará tivemos a participação dos já conhecidos Diego Lima (UNIFOR), que fez 3,5 pontos e ficou no 20º lugar, Igor da Paz(UFC) que fez também 3,5 pontos e ficou no 24º lugar e Leone Moreno(UFC) com 3 pontos e 28º.O campeão do evento masculino foi o paulista da Universidade Makenzie, MI Krikor Mekhitarian.
Veja a classificação final.
CIRCUITO PACATUBANO FEMININO DE XADREZ - 3 ª Etapa
HELDER E WANDRA VENCEM EM PACATUBA
A 3ª etapa do Circuito Pacatubano terminou com a vitória de Antônio Helder e Wandra Moura, ambos de Pacatuba. O evento teve o sucesso esperado, com a participação de 38 enxadristas, sendo 33 homens e 5 mulheres. A cidade é celeiro de grande quantidade de enxadristas e realiza eventos de qualidade incontestável. A competição foi organizada pelo Clube de Xadrez de Pacatuba, sob a coordenação do casal mais importante do xadrez cearense: Roberto Gomes e Jacinta Rodrigues. O trabalho do CXP já rendeu excelentes resultados ao longo de sua história e seus dirigentes sempre mostraram posturas coerentes na defesa incondicional do xadrez popular. Resultados: Absoluto, Feminino
Assinar:
Postagens (Atom)